Atendimento

Atenção ainda na gestação

Novo ambulatório da Faculdade de Medicina da UFPel presta atendimento a bebês e crianças com malformação renal

Paulo Rossi -

Um novo serviço de orientação às futuras mães está disponível na Faculdade de Medicina (Famed) da UFPel. O Ambulatório Pediátrico de Malformações Renais é o único espaço que fornece assistência especializada na área. O foco é o atendimento pediátrico e as consultas podem se iniciar ainda na gestação. O trabalho é prestado de forma totalmente gratuita e ocorre nas terças-feiras à tarde no Ambulatório de Pediatria da Famed.

A responsável é a nefrologista pediátrica Denise Mota, a única profissional com esta especialização na cidade. Desde que parou de atender os pacientes em seu consultório particular, notou que as gestantes e as crianças ficaram sem orientação adequada na área. Formou-se, então, um grupo de pesquisa sobre o tema dentro da universidade. Desde julho, ela e os alunos da graduação em Medicina passaram a atender a população.

O objetivo do ambulatório é detectar de forma precoce as malformações renais. A médica estima que a incidência de doenças renais seja de uma a duas a cada 500 gestações. Sem o tratamento adequado, cerca de 30% dessas patologias podem evoluir e levar, inclusive, à perda da função renal. "Queremos antecipar o tratamento", diz Denise. Por isso, o atendimento começa, muitas vezes, durante a gravidez.

O trabalho também é de orientação aos pais. Dependendo da gravidade do problema e se ele acomete um ou os dois rins, decide-se a melhor hora para começar a intervir no órgão. "Se o problema for em ambos, já iniciamos os procedimentos nos primeiros momentos da vida do bebê", explica. Todas as informações referentes a cada caso são passadas durante as consultas, que seguem depois do nascimento da criança.

Na tarde desta terça-feira (14), dia de atendimento, Solange Silveira e o marido levaram o filho Ismael para consultar no ambulatório. Foi a primeira vez que buscaram ajuda na Faculdade de Medicina. O encaminhamento à especialista foi feito pelo pediatra da criança. "Foi uma oportunidade muito boa. Se não tivesse este atendimento teríamos que pagar uma consulta particular e seria complicado", aponta Solange.

A primeira consulta no Ambulatório Pediátrico de Malformações Renais deve ser marcada presencialmente. O espaço fica junto ao Ambulatório de Pediatria, na própria Faculdade de Medicina da UFPel (avenida Duque de Caxias, 250). É necessário encaminhamento do obstetra ou do pediatra, em caso de crianças já nascidas, para agendar o atendimento. As consultas seguintes podem ser marcadas por telefone.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

1.078 dias de espera Anterior

1.078 dias de espera

Diferença entre no preço da gasolina entre Pelotas e Rio Grande chama atenção Próximo

Diferença entre no preço da gasolina entre Pelotas e Rio Grande chama atenção

Deixe seu comentário